STTRANS avalia campanha educativa e agradece apoio de entidades e órgãos envolvidos

A Campanha Educativa “Álcool e Direção podem acabar com o São João”, que simulou uma colisão entre uma moto e um carro, no centro da cidade de Patos, foi realizada para conscientizar a população e turistas, durante o período junino, a não conduzirem veículos após consumirem bebidas alcoólicas ou qualquer produto entorpecente.  

 

A ação foi realizada pela Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos (STTRANS), em parceria com a 4ª Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTRAN), Polícia civil, Polícia Rodoviária Federal, 4ª CIRETRAN, SAMU, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito da Paraíba (DETRAN), que disponibilizou a ONG ANDRAE. A simulação foi filmada pela equipe da TV Sol e foi apresentada nos telões do Terreiro do Forró, entre as atrações que se apresentavam nos palcos do São João de Patos 2016.

 

O Coordenador de Educação para o Trânsito da STTRANS, Fernando Palmeira, explicou como o projeto foi idealizado e falou da importância de realiza-lo durante o período junino.

 

“Esse projeto foi iniciado no ano passado, quando fiz pela primeira vez uma simulação de acidente de trânsito, em frente à Praça Getúlio Vargas. Eu era a vítima e fui socorrido pelas equipes do SAMU e Corpo de Bombeiros. Devido ao sucesso da campanha, decidi repeti-la neste ano, mas com veículos em movimento. Escolhi o período junino por conta da quantidade de pessoas consumindo bebidas alcoólicas e conduzindo veículos. Então busquei o apoio da 4ª CPTRAN e 4ª CIRETRAN para realizarmos este meu projeto”, contou o coordenador.

 

Fernando Palmeira falou do importante apoio prestado pelos órgãos de trânsito, que colaboraram com a realização do projeto. Ele afirmou que o objetivo da campanha foi alcançado e agradeceu a todos que participaram.

 

“SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, 4ª CPTRAN, 4ª CIRETRAN e TV Sol, todos contribuíram para uma perfeita execução do projeto e todos estão de parabéns pelo excelente trabalho realizado. Quando idealizei este projeto ele era apenas um sonho, e com a união de todos ele se tornou realidade. O objetivo principal foi alcançado quando conseguimos mostrar para a população os verdadeiros riscos de dirigir após consumir bebidas alcoólicas. Mais uma vez, só tenho a agradecer a todos que fizeram parte e contribuíram para o sucesso deste projeto”, finalizou Fernando.

 

A Simulação

 

Na encenação o condutor alcoolizado, ao tentar burlar a blitz, colidiu com seu carro em uma moça que vinha de moto, causando graves ferimentos pelo seu corpo, que foram pintados com maquiagem. Em seguida ambulâncias do SAMU e do Corpo de Bombeiros simularam a realização dos primeiros socorros. Logo as pessoas que passavam pelo centro se aproximaram para ver o acidente, quando ficaram sabendo que se tratava apenas de uma simulação.

« Voltar